Notícias

Mostra Convidada Animação apresenta seis produções com diversidade de formatos, técnicas e narrativas

Seis filmes na mostra convidada
Seis filmes na mostra convidada

Seis filmes foram selecionados para participar da Mostra Animação do FAM 2021 e serão exibidos nos dias 23 e 24 de setembro. Com curadoria do diretor e roteirista Paulo Munhoz, a mostra convidada é uma pequena demonstração de formatos, técnicas e narrativas desse fascinante mundo da animação.

A programação, tanto na quinta-feira (23), quanto na sexta-feira (24), inicia às 18h e deve contemplar variados gostos e público. A exibição é totalmente on-line e gratuita, com limitação de 300 acessos por filme na sala de cinema virtual.

Confira os curta-metragens que serão apresentados na mostra:

“Quma y las Bestias” (2019/11’) é uma produção da Argentina dos diretores Javier I. Luna Crook e Ivan Stur. O filme se passa há 12 mil anos, na América do Sul, e apresenta a história do menino Quma que, movido pela curiosidade e o espírito de se tornar um caçador, se perde nas montanhas encontrando mamíferos gigantes e um mundo totalmente novo.

“As Novas Aventuras do Kaiser” (2020/11’), de Marcos Magalhães, do Rio de Janeiro, fala sobre o primeiro personagem da animação brasileira. Em visita à Biblioteca Nacional, Guilherme e Olívia libertam acidentalmente o Kaiser. O desafio de ambos é evitar que ele destrua o mundo após um século aprisionado.

“Almirante Negro” (2020/5’), uma produção conjunta do Brasil e de Portugal, de Anderson Cruz, mostra a revolta de um grupo de marinheiros negros contra seus superiores por causa de exploração e maus-tratos. A luta é desigual, mas os marinheiros recebem reforços inesperados.

“A Pirate’s Heart” (2019/3’), do Uruguai, conta a história de um pirata solitário que quer escrever uma carta para sua amada. Isso ocorre ao mesmo tempo que ele está no meio de uma tempestade no mar. O filme é dos diretores Alexander Radcenco, Ángel Gómez e Pedro Fernández.

“Iñepyréme – Mitologia Guarani” (2020/8’) é uma produção dos diretores Nicolás Cantero e Cristian Barboza, do Paraguai. O filme mostra que dentro do caos aparece Ñamandu, pai e Deus supremo da cultura Guarani. Junto com a primeira terra, foram criados os primeiros humanos, que terão que encontrar uma maneira de lidar com um mal imenso.

“Girasol” (2019/9’), da Venezuela, apresenta a lenda do primeiro girassol do mundo. A produção é da diretora Maria Victoria Sánchez Lara.

O Festival

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será totalmente on-line entre os dias 23 e 29 de setembro, com exibições gratuitas. Com o tema Reflexão, este ano participam do evento 50 filmes de 12 países. A programação do festival está preparada para apresentar um filme por sessão. A cerimônia de premiação e encerramento será dia 29, às 20h, com transmissão pelo Youtube do festival.

Dentro do tema Animação, será realizado um painel no dia 24, às 17h, com a participação de Paulo Munhoz (Tecnokena), Gabriel Garcia e Pato Escala (Los Amigos) e mediação de Aline Belli (Belli Studios).

É possível participar como Ouvinte ECM+LAB 2021 pela plataforma Zoom, com inscrições e emissão de certificado, ou no Facebook e Youtube do festival.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio LatAm Cinema, Brasil Audiovisual Independente - BRAVI, Brazilian Content, Projeto Paradiso, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, Santacine, Floripa Film Commission, e faz parte do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021.

Serviço

FAM - Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul

Data: 23 a 29 de setembro de 2021

Horário: 18h

Onde: Plataforma de streaming Innsaei.tv

Evento on-line e gratuito
 



Parceiros