Notícias

Organização do FAM 2021 apresenta formato dos pitchings aos selecionados do ECM+LAB

Reunião online com os selecionados ECM+LAB 2021
Reunião online com os selecionados ECM+LAB 2021

 

Os 31 produtores e diretores selecionados nas modalidades Negocial e LAB para o 5º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB 2021, evento de mercado que integra o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021, participaram na última sexta-feira (27) de reunião on-line com a equipe organizadora do Festival para as boas vindas, apresentação da programação e também esclarecer algumas dúvidas da dinâmica adotada pelo ECM.


A reunião foi mediada pelo produtor do FAM 2021, Tiago Santos, que iniciou a conversa destacando a qualidade dos projetos selecionados. Tiago frisou que graças ao empenho de todos, será possível, mesmo em meio a tantas dificuldades, realizar o ECM+LAB neste ano. ‘’Reuniões como essas intensificam a relação entre os produtores, ajudando a fomentar ainda mais a produção audiovisual entre os países do Mercosul’’, ressaltou o produtor do festival durante o encontro.


O diretor-geral do FAM 2021, Antonio Celso dos Santos, que também esteve presente, enfatizou da mesma forma a qualidade e peculiaridades das iniciativas selecionadas em todas as modalidades. Celso, que idealizou o FAM há 25 anos, agradeceu a todos o empenho em estimular cada vez mais o mercado audiovisual latino-americano.


Este ano o ECM+LAB recebeu 190 inscrições de 15 países. Foram selecionados 81 projetos na Modalidade Biblioteca, 31 projetos para a Modalidade Negocial + LAB , destes 12 já estão participando do Laboratório, que iniciou as atividades no último dia 20. Dos 31 selecionados para a Modalidade Negocial, 24 possuem mulheres na produção ou direção, 13 são longas-metragens ficção, sete são longas documentários, sete são séries ficção e duas são séries documentais.


Além das consultorias para o aprimoramento dos projetos, os selecionados do Lab participaram de pitchings, reuniões one-to-one com os players desta edição e outras atividades durante o ECM, de 24 a 29 de setembro, no FAM 2021. Os participantes também já estão recebendo a consultoria do Selo Verde EcoVision, projeto piloto na América Latina desenvolvido pela Associação Cultural Panvision para estimular a sustentabilidade das produções audiovisuais. Os organizadores do FAM 2021 aproveitaram o encontro para destacar que todo esse time de consultores e players participantes, buscam nos projetos que serão apresentados, a diversidade e pluralidade de olhares.


Os pitchings serão apresentados em formato de 3 min, com mais 5 min de perguntas e respostas de Players convidados. Estão divididos em seis programações diferentes e serão realizados nos dias 27 e 28 de setembro, ao vivo em ambiente virtual fechado para os participantes. Os one to one ocorrem nos dias 28 e 29 com encontros individuais de 20 minutos entre os projetos e os Players. Esta semana os Players estão escolhendo os projetos que desejam conversar.


O ECM+LAB 2021 deve promover uma intensa troca entre produtores e distribuidores de audiovisual. Mais de 30 players estarão presentes durante os dias do evento, favorecendo ainda mais essa negociação com os produtores. Marilha Naccari, diretora de programação do FAM 2021, apresentou na reunião, os detalhes e como devem ocorrer as mesas de negociação. Marilha destacou o empenho da organização do ECM+LAB 2021, para que os participantes tenham o maior número de oportunidades de apresentar seu projeto ao mercado. Com a ideia de estabelecer uma relação mais próxima entre os projetos, favorecendo novas coproduções, o site do FAM 2021 terá um espaço destinado especialmente ao ECM+LAB que estará no ar nos próximos dias.


O ECM+LAB 2021 é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio LatAm Cinema, Brasil Audiovisual Independente - BRAVI, Brazilian Content, Projeto Paradiso, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, Santacine, Floripa Film Commission, e faz parte do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021.


O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será totalmente on-line entre os dias 23 a 29 de setembro com exibições gratuitas. O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

 

Veja os 31 Players confirmados no 5º ECM LAB+2021:
Amazon Studios, Boccato Produções, Boulevard Filmes, Canal Brasil, CINeBRASilTV, Cruz del Sur, Diamond Films, Enquadramento Produções, Figa Films, Galeria Distribuidora, Habanero, Morethan Films, Murillo Cine, O2 Play, Ocean Films, Panda Filmes, Preciosa Media, Prime Box Brazil, Promovere, Star+ (Disney), Telecine, U Films, Under the Milky Way, VIS (responsável pelo desenvolvimento e produção de todos os canais da Viacom Nickelodeon, MTV, Paramount+, Comedy Central, Nick JR e Telefe), Vitrine Filmes e WarnerMedia.  E também com os Mercados parceiros e players: Buenos Aires Festival Internacional de Cinema - BAFICI, Bolivia Lab, Entrefronteras, Salão de Produtores e Projetos Cinematográficos - SAPCINE, SANFIC Indústria.
 



Parceiros