Notícias

PANVISION realiza conversa sobre cinema com escolas de São Francisco do Sul


Mais de 250 estudantes e professores de sete escolas de São Francisco do Sul participam no dia 9 de agosto de um evento de ação formativa cultural do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM.

As turmas, do 7º ao 9º ano, vão assistir antecipadamente o filme convidado "Em Cima do Muro" de Hilda Lopes Pontes (Salvador, Brasil, 2019) e participar de um bate-papo formativo mediado pelos educadores de cada escola e pelo cineasta, editor e arte-educador Fabrício Borges. A proposta é conhecer como é feito um filme e discutir as questões surgidas a partir da história, que fala sobre comportamento nas redes sociais e seu uso excessivo.

O filme foi exibido na Mostra Infantojuvenil da 24ª edição do festival, em 2020. No curta-metragem de 15 minutos, Amélia quer se tornar influenciadora digital, mas sua falta de bom senso sobre o que posta nas redes sociais vai destruir o sonho de obter a aprovação de seus seguidores.

O evento é organizado pela Associação Cultural Panvision, realizadora do FAM, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul e as secretarias de Educação e Turismo do município.

A ação é uma contrapartida social de formação de público do 24º Florianópolis Audiovisual Mercosul, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serão dois bate-papos com grupos distintos de alunos, às 9h e às 15h, via Zoom Meeting, com link e senha do filme enviados previamente. Os alunos que estão tendo aulas presenciais vão participar da conversa nos auditórios das suas escolas, respeitando as normas de segurança quanto ao Covid-19, com número reduzido em cada local e espaçamento. Os demais participam remotamente.

Sobre o mediador:
Fabrício Borges é cineasta, editor e arte-educador com vasta experiência prática na área do audiovisual. Especialista em Arte na Educação pela ECA-USP e Bacharel em Comunicação Social: Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos, coordenou as ações online das Oficinas Tela Brasil e atuou, Brasil afora, como orientador audiovisual na realização de mais de 140 curtas-metragens desenvolvidos em projetos coletivos como Oficinas Tela Brasil, Instituto Querô e CENPEC.



Parceiros