Notícias

25 anos do Festival de Cinema FAM

nova marca para comemorar os 25 anos
nova marca para comemorar os 25 anos

Para comemorar um quarto de século, uma marca renovada, tanto em perspectivas quanto em esperanças o Festival dá boas-vindas ao cinema da nova década

Em 2021, o Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul completa um quarto de século. São 25 anos consecutivos colocando a Capital Catarinense no calendário internacional de Festivais e transformando a cidade também em Capital do Cinema.

Ao longo desses 25 anos buscamos incessantemente por uma identidade que trouxesse a importância do Festival de Cinema Internacional Latino-Americano ao mesmo tempo em que os laços locais com a cidade que nos acolhe foram fortalecidos.

O designer gráfico Rogério Otto assina a identidade do Festival há mais de 10 anos e em 2021 trouxe a ousada proposta para as comemorações dos 25 anos do FAM com a ideia de renovar e dar nova forma a marca do Festival. "A partir de 2012 a adoção da Bernunça, personagem antropofágico folclórico da cidade, foi incorporada ao cânone icônico do FAM de forma estilizada. Sua cabeça de claquete invertida e olho de lente seguida da cauda RGB, depois transformada em uma película em movimento, veio evoluindo até 2020 de forma linear", explica Otto.

A Bernunça passou a ilustrar os troféus dos vencedores do Festival até que acabou ela mesma, ainda mais estilizada, virando o troféu em 2019. "

É a partir daí que a marca do FAM para uma nova década evolui mais uma vez. Um símbolo do crescimento e amadurecimento do próprio FAM como parte do calendário cultural permanente latino-americano, brasileiro e catarinense", diz o designer.

A nova identidade do FAM é um ícone que representa a modernidade das novas tecnologias e a tradição resistente da sétima arte. Uma representação que valoriza os realizadores em todas as áreas do audiovisual. Um ícone que olha pro futuro, pra cima ao mesmo tempo que tem a pretensão de ser também um farol que aponta direções. 



Para comemorar a 25ª edição do FAM a nova marca, renova. Tanto em perspectivas quanto em esperanças e dá boas-vindas ao cinema da nova década. Longa vida ao FAM que este ano será realizado de 23 a 29 de setembro e sempre com novidades.



Parceiros