Notícias

Fundo Setorial do Audiovisual é tema de Oficina no FAM 2019

Vera Zaverucha, ex-diretora da Ancine, especialista na área da regulação audiovisual
Vera Zaverucha, ex-diretora da Ancine, especialista na área da regulação audiovisual

Vera Zaverucha, ex-diretora da Ancine, estará em Florianópolis nos dias 28 e 29 de setembro. As inscrições já estão abertas

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul terá nas atividades do Fórum Audiovisual Mercosul a oficina "Desvendando o Fundo Setorial do Audiovisual - FSA", com a Vera Zaverucha, ex-diretora da Ancine, especialista na área da regulação audiovisual, consultora e professora.

O Fundo Setorial do Audiovisual é um fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil. Criado pela Lei nº 11.437, de 28 de dezembro de 2006, e regulamentado pelo Decreto nº 6.299, de 12 de dezembro de 2007. O FSA é uma categoria de programação específica do Fundo Nacional de Cultura.

A oficina será nos dias 28 e 29 de setembro, das 13h às 18h vai abordar assuntos que fazem parte do dia a dia de uma produtora de cinema e de conteúdos para televisão aberta e fechada. Inclui os processos exigidos pela Ancine e os Registros, Classificação de nível, CPB, Condecine, CRT e Prestação de Contas.  Em relação ao fomento, serão abordados temas relacionados às leis de incentivo, Fundo Setorial do Audiovisual e as novas regras, além de aspectos relacionados a Lei 12.485/11.

O FAM 2019 é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais e a oficina será ministrada no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através da plataforma SYMPLA.

Vera Zaverucha

Atuou por mais de 30 anos na área pública, ocupando diversos cargos nas instituições responsáveis pelas políticas de financiamento e regulação do setor audiovisual, tais como: diretora da Ancine, secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual, e diretora da Fundação do Cinema Brasileiro.

Em 2000, integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, constituído para propor o novo modelo institucional para o setor, que resultou na criação da Agência Nacional do Cinema – Ancine.

De 2002 a 2006, foi assessora-chefe da Presidência da Ancine trabalhando diretamente na sua implantação e de 2007 a 2010 exerceu o cargo de superintendente de Acompanhamento de Mercado, tendo proposto e coordenado a criação do OCA – Observatório do Cinema e do Audiovisual. Participou dos processos de regulamentação dos diversos mecanismos de coleta de informações sobre o setor audiovisual, de fomento e financiamento à produção, distribuição e exibição. Em 2011 foi nomeada diretora da Ancine para um mandato de quatro anos, que teve seu término 2015.

Com três livros lançados, Como se faz um filme (1980); Lei do Audiovisual Passo a Passo (1986); e Desvendando a Ancine (2017) , segue sua trajetória atuando como especialista na área da regulação audiovisual, consultora e professora

No início de sua carreira atuou como produtora executiva de alguns filmes, o que lhe dá um conhecimento da forma de produzir no Brasil. Sua experiência na distribuição de filmes, num curto período, também lhe deu conhecimento compreensivo do setor.
 

Similar posts

Famdetodos loja virtual

Parceiros

Famdetodos Patrocinio