Notícias

Recorde de filmes inscritos no FAM 2019

1164 filmes inscritos no FAM 2019
1164 filmes inscritos no FAM 2019

Mais de 1100 filmes foram inscritos nas seis Mostras Competitivas do 23ª Florianópolis Audiovisual Mercosul. O número é 47% maior do que no ano passado

As inscrições dos filmes para a 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul foram encerradas na última sexta-feira (10.05) e pelo terceiro ano consecutivo o número é surpreendente. Foram inscritas 1164 produções foram nas seis Mostras Competitivas do festival - Mostra Curtas Catarinense, Curtas Mercosul, Infantojuvenil, DOC-FAM, Videoclipe e Longas Mercosul.

A organização registrou a participação de todos os países integrantes do Mercosul e dos estados associados falantes da língua espanhola.
Os três países com maior número de inscrições continuam sendo Brasil, Argentina e Colômbia - país em que este ano o FAM entrou para a seleta lista de Festivais e Eventos de Cinema aprovados pelo Conselho Nacional de Artes e Cultura Cinematográfica da Colômbia - CNACC - para a aplicação de Estímulos Automáticos do Fundo de Desenvolvimento Cinematográfico - FDC.

A tradicional Mostra Curtas (Mercosul e Catarinense) continua sendo a com maior número de inscritos, 798 - quase o dobro do ano passado. As crescentes ficaram por conta da Mostra dedicada do documentário, a DOC-FAM, com 128 produções, seguida da mostra estreante em competência, Mostra Longas Mercosul, com 107, depois vem Videoclipe, com 78 e Mostra Infantojuvenil com 52 produções inscritas.

A Diretora de Programação do FAM, Marilha Naccari, destaca o crescente número da Mostra de Curtas e também a estreante Mostra de Longas Ficção na Mostra Competitiva. "Os números mostram a consolidação da Mostra de Curtas, são 85% filmes a mais do que no ano passado, o que demonstra a crescente produção do setor. E primeiro ano da Mostra de Longas Mercosul em competência chega com grande número de inscrito o que o dará bastante trabalho para a equipe de seleção", diz Marilha.

O prazo para a divulgação dos filmes selecionados para o festival é o dia 1º de julho. O Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro.


Esta iniciativa é uma produção da Associação Cultural Panvision, Petrus Barretto Advogados Associados e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio institucional BRAVI - Brasil Audiovisual Independente, Instituto de Pesquisa Boca a Boca e Latam Cinema.





Parceiros