Histórico

Em 1997, a Panvision deu vida ao FAM, festival que se consagrou como um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil e que agora celebra sua 20ª Edição. Em todos esses anos, o FAM conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e dos países do Mercosul.

A história do FAM é uma história de sucesso, de ineditismo e de um constante aperfeiçoamento dos canais de comunicação entre público e profissionais do setor audiovisual no Brasil e nos países do Mercosul. Um dos pilares do FAM é o Fórum Audiovisual do Mercosul criado para discutir políticas para o desenvolvimento do setor nos países que constituem o bloco.

O objetivo de fomentar a formação de público, difundir obras inéditas e viabilizar o debate de temas da plataforma audiovisual tem sido plenamente atingido. Mais do que isso, a cada ano aumenta a procura do público e a participação de cineastas, diretores e produtores do mercado audiovisual que atuam no Brasil e nos países do Mercosul.

Conheça um pouco da nossa história:

 2003 - Mantendo o intuito de incentivar a união e difusão de países de cultura latina, a sétima edição trouxe a Mostra de Cinema Espanhol, com filmes cedidos pela Filmoteca da AECI - Agência Espanhola de Cooperação Internacional. As animações foram o destaque da programação infantil, com exibição de vários curtas e do longa O grilo feliz, de Walbercy Ribas. Mais uma vez a Mostra Curtas Mercosul foi uma das mais concorridas, com lotação esgotada em todas as sessões. O FAM 2003 também promoveu o 1º Encontro Parlamentar Mercosul Audiovisual, com a presença da classe, como Marcelo Laffitte e Augusto Sevá, debatendo com políticos do Estado. O evento defendeu um ordenamento jurídico para o setor, com ações políticas que viabilizem as produções nacionais, garantindo também telas de exibição. Ao final do encontro foi assinado um protocolo de intenções com oito reivindicações. O Fórum debateu a necessidade de uma aliança entre a TV e o Cinema com efeitos mais práticos e a regionalização do mercado com vistas ao mercado.

Apoio