Fórum 2019

  - INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES -

MOSTRA CINEMATIC - VR

Data: 26, 27, 28 e 29  de setembro
Horário: de 15 às 17h
Local: Hall do Cineshow, no Shopping Beira Mar
 

Filmes em exibição
 
"Contos do Jardim: O Imperador, a Princesa e as lembranças do jardim”, de Ranz Ranzenberger, Alberto Moura, Inês Maciel, Beatriz Galvão e Carla Coelho, | 14’40” | episódio 1/10

O filme “Contos do Jardim: O Imperador, a Princesa e as Lembranças do Jardim” conta a história do Jardim do Museu Imperial, através das memórias de seus frequentadores, desde os ilustres moradores do Palácio Imperial do século XIX, às pessoas comuns, que desde 1940, quando o Museu Imperial foi criado, por lá passeiam, trabalham e vivem momentos de suas próprias histórias.
-----

“HIVR”, de Ranz Ranzenberger, Inês Maciel, Alberto Moura e Evandro Manchini | 6’20”

Um filme sobre conscientização e descriminalização da AIDS. O espectador passa pela experiência de receber uma ligação solicitando refazer um exame de HIV e adentra a trama vivenciando um diálogo sobre o tema.
-----

“Quando Nasce uma Heroína”, de Filipe Gontijo e Henrique Siqueira, | 5′

Em 1868, teleportado para uma tenda médica de acampamento na Guerra do Paraguai, você vai conhecer a enfermeira voluntária Anna Nery, em um momento revelador de sua personalidade.
-----

“Seven Miracles”, de Rodrigo Cerqueira e Marco Spagnoli | 8’ | episódio 1/7

Adaptação imersiva dos sete milagres de Jesus Cristo do Evangelho de João. Combinando histórias premiadas com tecnologias de filmagem inigualáveis e experiências de visualização imersivas, 7 MILAGRES promete surpreender a próxima geração de filmes de longa metragem.
-----

"Children do not play war”, de Fabiano Mixo | 8’

 Aloyo, uma menina de doze anos que mora em Lira, Uganda, senta-se entre outras crianças ao redor do fogo para contar sua história durante a guerra
-----

“Step to the line”, de Ricardo Laganaro | 11’44’

 O filme, com onze minutos de duração, mostra o trabalho feito pela ONG Defy Ventures em prisões de segurança máxima nos Estados Unidos e seus bastidores, promovendo encontros entre presos e empreendedores e oferecendo educação para o empreendedorismo
-----

“Amazonia adentro”, de Patrick Meegan e Priscila Steffen | 11’

 Uma experiência imersiva na maior floresta tropical do mundo – a Amazônia. Conheça a história narrada pelo indígena Kamanja Panashekung e pelo ator Marcos Palmeira, em um filme que convida todos a proteger a maior floresta tropical do mundo.

* Devido a posicionamento e movimento de câmera, esta obra pode apresentar desconforto visual
-----

“Rio de lama”, de Tadeu Jungle | 9’34”

Documentário de curta-metragem sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores.

*Devido a posicionamento e movimento de câmera, esta obra pode apresentar desconforto visual

=> Não é necessário realizar inscrição prévia


Palestra: Direção e Roteiro | Rally Universitário

Data: 27 de setembro
Horário: de 14h às 15h30
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Natural Arpajou

Na palestra DIREÇÃO e ROTEIRO veremos as ferramentas básicas para começar a escrever um roteiro. O personagem, a estrutura, os diálogos. Tudo para que possam escrever um roteiro de ficção.

A direção e filmagem também tem um mundo de possibilidades. Aqui se coloca em jogo o como contar, o ponto de vista. Veremos as ferramentas para poder capturar em imagens aquilo que está no roteiro, desde os planos, as configurações da câmera, a encenação, a arte. Todo o necessário para transformar em imagens aquilo que está em sua cabeça, no seu roteiro.

Inscrições AQUI


 Palestra: Acessibilidade - ETC Filmes

Data: 27 de setembro
Horário: de 15h45 às 17h45
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Thais Ortega

Sabendo que acessibilidade é a palavra de ordem em tempos de igualdade e inclusão, a ETC Filmes, maior produtora de conteúdo acessível do Brasil e responsável pela comercialização do Proaccess (sistema que viabiliza a acessibilidade audiovisual) traz para o FAM seu case de sucesso e muitas oportunidades para produtores, distribuidores e exibidores atenderem essa demanda social.

Inscrições: AQUI


Palestra: Fotografia | Rally Universitário

Data: 28 de setembro
Horário: de 09h às 10h30
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Kike Kreuger

A dinâmica e a interação de uma equipe de fotografia; O processo criativo e a construção de uma linguagem visual para um projeto audiovisual; Papéis desempenhados pelo diretor(a) de fotografia em cada etapa de uma produção. Planejamento, estratégias e soluções técnicas para filmes de baixo orçamento.

Inscrições: AQUI


  Palestra: Som | Rally Universitário

Data: 28 de setembro
Horário: de 11h às 12h30
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: João Godoy

Na palestra serão apresentados o conceito e as características da Trilha Sonora do Audiovisual. Serão exemplificadas as diversas etapas e os profissionais envolvidos na construção da Trilha Sonora do Audiovisual, e analisaremos o potencial da Trilha Sonora do Audiovisual em seus aspectos expressivos, narrativos e dramáticos. A palestra busca despertar a atenção de todos envolvidos na realização audiovisual para a importância dos elementos sonoros na constituição das narrativas audiovisuais

Insrições: AQUI

 


Oficina: Atuação frente às câmeras

Data: 28 de setembro
Horário: de 14h às 17h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Antonella Costa

Nesta oficina analisaremos o trabalho da atriz e do ator com base nas condições que geralmente ocorrem na pré-produção audiovisual e no set de filmagem.

Vamos transmitir um conhecimento prático e útil para receber as instruções de um diretor, compor um personagem e mantê-lo durante uma gravação, explorando a criatividade e o estilo pessoal de cada atriz ou ator, reduzindo o risco de bloqueios.

Como conseguir uma interpretação rápida do texto, seguir as instruções do diretor, adaptar-se ao ritmo vertiginoso do conjunto e às múltiplas condições impostas por cada área. 

Inscrições: AQUI


 Oficina: Desvendando o FSA

Data: 28 e 29 de setembro
Horário: de 13h às 18h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Vera Zaverucha

* Quantidade mínima de participantes para realização da atividade: 10

A oficina "Desvendando  o Fundo Setorial Audiovisual" abordará assuntos que fazem parte do dia a dia de uma produtora de cinema e de conteúdos para televisão aberta e fechada. Incluirá, ainda, os processos exigidos pela Ancine tais como Registros, Classificação de nível, CPB, Condecine, CRT e Prestação de Contas.

Com relação ao fomento serão abordados temas relacionados as leis de incentivo, Fundo Setorial do Audiovisual com suas novas regras, além de aspectos relacionados a Lei 12.485/11, conforme os seguintes itens listados.

Inscrições: AQUI 


Oficina: Cinematic-VR

* Quantidade mínima de participantes para realização da oficina: 10 pax

Data: 28, 29 e 30 de setembro
Horário: de 09h às 11h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Ranz Ranzenberger

A oficina abordará a produção de Filmes em 360 (Cinematic-VR), trazendo seu histórico, falando das etapas de produção, sobre os equipamentos de captação de vídeo e áudio e sobre as linguagens e narrativas para CinematicVR (filmes 360). Trará também uma discussão acerca dos desafios da pós-produção e edição em Cinematic-VR: Stitching, montagem, videografismo de material de filmes 360, finalização e publicação.

Inscrições: AQUI
 


Uma noite de games no Museu

Data: 28 a 29 de setembro
Horário: de 18h30 às 6h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC

Facilitadores: Leonardo Minozzo e Gilberto Martini

Programação

18h30 - Recepção dos participantes
19h - Palestra sobre Game Tetragon, com Leonardo Minozzo do Cafundó Estúdio Criativo
20h - Palestra sobre Realidade Virtual e Aumentada: um panorama sobre essas tecnologias, com Gilberto Martini
21h - Campeonato Smash Bros, com troféu para 1o, 2o e 3o lugar.
24h - Madrugada de games*: mesas com computador, Wii, Wii U, Switch, Óculus Go. Também serão servidas frutas, sucos e petiscos.

*Idade mínima para madrugada de games, 16 anos.
 

Inscrições: AQUI


Palestra: Montagem | Rally Universitário

Data: 29 de setembro
Horário: de 09h às 10h30
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Rúben Mendoza

Esta palestra abordará a montagem como a última escrita e diálogo final da escrita cinematográfica. A evolução do discurso cinematográfico da ideia e do material não tangível para a mesa de montagem. A montagem como cultura de semeadura, coleta e transformação de materiais cinematográficos.

Inscrições:AQUI


 Palestra: Produção | Rally Universitário

Data: 29 de setembro
Horário: de 11h às 12h30
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Eduardo Lobos

A palestra PRODUÇÃO abordará os principais pontos da produção de um filme, desde a definição de funções na produção, análise do roteiro, planejamento, orçamento e pré-produção, até as fases de gravação (autorizações, cronogramas, logistica, equipe, desprodução), montagem, finalização e distribuição.

Inscrições: AQUI


Oficina: Documentário em Dispositivos Móveis


Data: 29 de setembro e 02 de outubro
Horário: de 14h às 17h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Sérgio Romero

Nesta oficina, o produtor transmídia argentino Sergio Romero, abordará a produção de conteúdos audiovisuais de qualidade em celulares, orientando sobre modos de produção e técnicas para realizar notas, entrevistas e webdocs, bem como a publicação do conteúdo produzido em múltiplas plataformas.

Inscrições: AQUI


  Adobe Day: Video Pro

Data: 29 de setembro
Horário: de 14h às 17h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Luis Bechtold

Veja novidades e técnicas para maior desempenho e agilidade na edição e finalização de áudio e vídeo digital no Premiere Pro, After Effects, Audition, além de conhecer o novo app Adobe Rush, para gravar, editar e compartilhar vídeos online em qualquer lugar.

Inscrições: AQUI


Adobe Day: Creative Cloud


Data: 29 de setembro
Horário: de 18h às 20h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Luis Bechtold

Dê asas à sua imaginação com os melhores aplicativos de criação de conteúdo digital do mundo. Conheça também o novo Adobe XD, para criar design de interfaces e protótipos para experiências de usuário.

Inscrições: AQUI


 Oficina: RED

Data: 30 de setembro
Horário: de 14h às 16h
Local: Museu Victor Meireles
Facilitador: Vlade Lisboa

A idéia desta oficina é mostrar a tecnologia da câmera RED e a diferença entres os sensores, os tipos de compressão, falando dos processos de trabalho com essa câmera e como pós produzir os arquivos gravados.

Inscrições: AQUI


 Oficina: Escrita Criativa

Data: 30 de setembro e 01 de outubro
Horário: de 14h às 17h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Cássia Valle

A oficina de escrita criativa propicia conhecimento e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar a palavra e memória individual e coletiva, provocando e estimulando a criatividade, focando o ato de escrever criativamente como uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural, facilitar a imaginação criadora como fonte de conhecimentos e ser inspiração para o enriquecimento da escrita pessoal.

Inscrições: AQUI


Palestra: Cinema é nosso Mundo


Data: 30 de setembro
Horário: de 14h às 15h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadora: Daniela Evelyn

A palestra “Cinema é Nosso Mundo” traz os resultados de uma pesquisa feita com o consumidor de filmes. O Telecine procurou investigar o que as pessoas fazem no seu tempo livre, como se divertem e, principalmente, o que elas gostam de assistir. Diante de tanto conteúdo e de uma forte fragmentação do tempo, qual seria o papel do filme na vida das pessoas? Quais seriam as maiores forças do filme em meio a tantas outras formas de entretenimento que temos atualmente? Traremos também dados sobre frequência e as telas preferidas dos consumidores. Entrevistamos quase 2000 pessoas com acesso à banda larga de todo Brasil.

Inscrições: AQUI
 


 Palestra: Plataformas VOD - as novas fronteiras da mediação audiovisual

Data: 30 de setembro
Horário: de 15h às 16h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: João Massarolo

As plataformas de video sob demanda dependem cada vez mais das tecnologias informacionais e dos banco de dados para os seus modelos de negócios. A ruptura que essas plataformas operam não é a tecnologia em si (o streaming), mas como agentes de mediação da produção e recepção audiovisual. As plataformas de mediação valorizam a gestão das demandas em detrimento da oferta de conteúdos. Nesta apresentação, pretende-se analisar a mediação das plataformas de serviços de video sob demanda como uma estrutura de inovação e de criação de valor na sociedade de plataforma.

Inscrições: AQUI


Exibição + Debate: Documentário “Toque de Melanina – legado de resistência”

Data: 30 de setembro
Horário: de 18h30 às 20h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadores: Maria Aparecida Rita Moreira e Renan Ramos Rocha

O documentário “Toque de Melanina” trata sobre o genocídio da população negra no Brasil a partir de atividades do Grupo de Estudo Étnico-Racial Toque de Melanina, da E.E.B nos anos de 2015 a 2017. O debate proposto após a exibição, propõe uma reflexão sobre “RESISTÊNCIAS” na implementação da Lei nº 10.639 de 10 de janeiro de 2003, trazendo informações sobre o genocídio da juventude negra e demais questões relacionadas a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), no país.

Inscrições: AQUI


 Seminário VR

Data: 01 de outubro
Horário: de 10h às 12h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadores: Andrei Speridião e Luis Velho

No Seminário VR, o designer Andrei Speridião e o pesquisador do IMPA Luis Velho se encontram para dialogar sobre realidade virtual. Speridião expolrará a relação híbrida entre tecnologia e humanidade, já Vellho conversará sobre Interactive Cinematic 360 VR, com foco em "Gaze-Based Interaction, técnica desenvolvida no Laboratório VISGRAF.


Inscrições: AQUI


Seminário Festivais: FAM, FICVIñA, FENAVID, Oberá en Corto, Festival de Cinema de Gramado e Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Data: 01 de setembro
Horário: de 13h30 às 15h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC

Neste seminário, representantes dos Festivais de Cinema FAM (Brasil) , FICVIñA (Chile), FENAVID (Bolívia), Oberá en Cortos (Argentina), Festival de Cinema de Gramado (Brasil) e Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Brasil), se encontram para dialogar sobre o cenário atual dos eventos de cinema, no Mercosul. Desafios, temas do momento e possibilidades de realização estão entre os assuntos desse encontro.

Inscrições: AQUI


Palestra: O desenvolvimento do audiovisual do Paraguai e a Red EntreFronteras


Data: 02 de outubro
Horário: de 14h às 15h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitadoras: Guillermina Villalba e Marisa Hassan

Guillermina Villalba, Diretora da Direção do Audiovisual da Secretaria Nacional de Cultura do Governo do Paraguai, trará um panorama sobre as recentes mudanças no setor com a implementação da Lei do Audiovisual no país.

Apoiando este relato sobre o desenvolvimento regional, Marisa Hassan, representante oficial da Red EntreFronteras, rede composta pelo Sul do Brasil, Paraguai e Nordeste da Argentina, cujo FAM é signatário, divulgarão os selcionados para o primeiro mercado EntreFronteras.
 

Inscrições: AQUI


 Palestra: Documentário - A representação da realidade na tela  | Rally Universitário

Data: 02 de outubro
Horário: de 15h30 às 17h
Local: Museu da Escola Catarinense | MESC
Facilitador: Silvio Da-Rin

Na palestra sobre documentário, Silvio abordará as origens do documentário cinematográfico e os principais modos de representação do mundo histórico, trazendo também os momentos chave da tradição do documentário e os primeiros formuladores e os mais importantes teóricos contemporâneos do gênero.

Inscrições: AQUI




Parceiros