Fórum

Fórum Audiovisual Mercosul 2016

 *Os eventos do Fórum são abertos ao público. A inscrição é necessária apenas aos participantes que desejarem certificado. Neste caso, clique no título do painel, palestra ou mesa-redonda prara fazer sua inscrição.* 

PAINÉIS 

Painel 1: Avanços no Mercosul Audiovisual

Neste painel, Orlando Senna (TAL) e Eva Piwowarski, curadora do Festival de Cinema de Gramado, analisam o setor audiovisual no contexto da integração regional no MERCOSUL: afinal, nossas telas e esforços estão integrados e voltados para os movimentos formadores de nossa identidade cultural?

Sábado (18/06) | 15h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos UFSC  

 

Painel 2: Distribuição de filmes latino-americanos

A distribuição dos filmes produzidos em nosso continente para os nossos países e além deles, com Beto Rodrigues, da Panda Filmes, produtora do documentário Central, em cartaz na Mostra Doc-FAM do FAM2016. 

Terça-feira (21/06) | 15h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos UFSC

 

Painel 3: Diagnóstico de filmes brasileiros no circuito de festivais

Apresentação de resultados preliminares do projeto de extensão que analisa os dados de mostras e festivais realizados no território nacional no período de janeiro 2014 a dezembro de 2015 com fins de traçar a trajetória e recorrência dos filmes brasileiros nestes eventos. Visando a confiabilidade e rigor científico foram tomadas como fontes primárias os formulário oficiais de submissão de pedido da isenção da Contribuição para o Desenvolvimento da Industria Cinematográfica nacional (CONDECINE) regulamentada pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). O painel será apresentado pela professora do curso de Cinema da UNISUL e diretora de programação do FAM, Marilha Naccari, e o aluno do curso de Cinema desta universidade Alexandre Nascimento.

Quarta-feira (22/06) | 15h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos UFSC

 

Painel 4: Film Commission: Como atrair produções de cinema e TV para a sua cidade?

O Turismo Cinematográfico tem se mostrado uma poderosa ferramenta de atração de turistas e de promoção das riquezas naturais e culturais de uma região. Tammy Weiss, Film Commissioner da cidade de São Paulo, vem dividir sua experiência desde que iniciou a Film Commission de Santos, onde atraiu grandes produções para a cidade.

Quinta-feira (23/06) | 10h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos da UFSC

 

Painel 5: Acessibilidade audiovisual: Audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos e janela de Libras

A acessibilidade audiovisual vai muito além da questão arquitetônica de acesso aos espaços de exibição. Produzir filmes, séries e comerciais com audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos e janela de Libras é um tema diretamente relacionado a uma porção do mercado que precisa de recursos para a plena fruição das obras e compreensão do que se quer comunicar. Neste painel, estas três modalidades de acessibilidade estarão em pauta com o objetivo de esclarecer dúvidas de como produzi-las, visto que sua obrigatoriedade é determinada pela entrada em vigor, neste ano, da Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Estarão presentes Sylvia Naves (Secretaria do Audiovisual), Soraya Alves (UnB), Rodrigo Custódio da Silva (UFSC) e Sofia Fiore.

Quinta-feira (23/06) | 15h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos UFSC

 

Painel 6: Coproduções no âmbito da ANCINE

Rosana Alcântara (ANCINE) e Beto Rodrigues expõem e comentam os mecanismos de incentivo às coproduções audiovisuais entre o Brasil e os países com os quais a Agência tem convênio.

Sexta-feira (24/06) | 15h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos UFSC
 

 

PALESTRAS

Deliveries
João Paulo Reis Santos - Link Digital

Quarta-feira (22/06) | 11h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos da UFSC

 

A pré da pós
Marcelo Siqueira - Místika

Quinta-feira (22306) | 11h | Sala Pitangueira - Centro de Cultura e Eventos da UFSC 

CONSULTORIAS INDIVIDUAIS: com João Paulo Reis Santos a partir das 14h do dia 22 e com Marcelo Siqueira a partir das 14h do dia 23. Agendar horário na Secretaria do FAM2016

 

MESA-REDONDA

Me deixa jogar?

Um bate papo com diferentes envolvidos na cadeia da indústria de games sobre o uso desses jogos na educação e lazer. A conversa será conduzida por Marcia Regina Battistella, da SC Games e o Projeto Novos Talentos.

Domingo (19/06) | 15h | Sala Pitangueira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC 

 

***********

SELEÇÃO FENAVID: PROJETO 100X100 NA BOLÍVIA

O FAM2016 reafirma a parceria com o Festival Internacional de Cine Santa Cruz - FENAVID, da Bolívia, e realiza a seleção de quatro estudantes ou profissionais do audiovisual para participarem do Encuentro Internacional de Cine, no marco do Projeto Santa Cruz 100x100 deste ano.

O Encontro visa reunir 25 jovens cineastas de diferentes partes da América Latina que serão divididos em grupos de cinco (5) e terão a missão de produzir (criar, filmar e montar) um curta-metragem em 100 horas contínuas. Os 25 participantes terão a cidade de Santa Cruz de la Sierra como cenário. Após 100 horas de trabalho intenso, o resultado será visto em uma sessão especial durante o festival e haverá premiação.

As quatro vagas serão distribuídas da seguinte forma:

- uma vaga com passagens São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo, hospedagem e alimentação;

- três vagas com hospedagem e alimentação pagas pelo FENAVID.

Qualquer estudante ou profissional com idedade máxima de 35 anos, das áreas audiovisual e comunicação social podem se inscrever mediante o envio de currículo resumido e algum material de trabalho. Todos os inscritos farão uma entrevista com Alejandro Arze, diretor do FENAVID, durante o FAM2016. Os selecionados serão anunciados na cerimônia de premiação e encerramento do FAM, no dia 24 de junho. É desejável que aqueles que participarem estejam presentes.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.